segunda-feira, 3 de junho de 2019

Dificuldade para se confessar


Vamos relatar as dificuldades que dificulta os pecadores para se confessar: 


«Eu não me sinto arrependido».
«Para que confessar, se vou pecar de novo?».
«Me dá vergonha».
«Eu não tenho pecados graves».
«Por que tenho que confessar meus pecados diante de um padre?»

Alguns pensam que para confessar você tem que ser perfeito. Mas, nesse caso, a confissão não seria necessária. O sacramento da Penitência é para os pecadores. E os pecadores são completamente imperfeitos. 

Olhe o filho pródigo:

Quantos dos trabalhadores do meu pai têm pão em abundância, enquanto aqui eu morro de fome. Sim, me levantarei e irei até meu pai, e lhe direi: Pai, pequei...
Seu arrependimento é completamente imperfeito. As garantias de que a partir de agora ele se tornaria um bom filho são mínimas. A vergonha foi removida pela fome (e eu aqui morrendo de fome, disse para si). Não foi precisamente a gravidade de seus pecados que o levou a retornar. E, claro, a última coisa que lhe ocorreu foi pedir perdão por telepatia: levantou-se e voltou para a casa de seu pai. 

Se àquele pai lhe bastou essas disposições imperfeitas para perdoar o filho e celebrar seu retorno, imagina se Deus não nos perdoará... 

O que você está esperando?

Via Padre-Elvis


Via: Templários de Maria

Veja também:
Pecado Mortal
http://www.templariodemaria.com.br/pecado-mortal-o-obstaculo-para-nossa-salvacao/

Exame de consciência 
http://www.templariodemaria.com.br/pecado-mortal-o-obstaculo-para-nossa-salvacao/

quarta-feira, 22 de maio de 2019

FRASES

Porém tu, filho meu, foge das comodidades deste mundo, para estardes na alegria do mundo futuro.
Não sejas negligente desejando passar dia após dia, não seja que te venham a buscar antes de que tu o advirtas e conheças a angústia; 
e os servidores do anjo da morte te rodeiem, te raptem cruelmente e te levem a suas moradas de trevas, plenas de terror e angústia.
Não te aflijas quando fores ultrajado pelos homens, e sim aflija-te e suspira quando pecardes - este é o verdadeiro ultraje - e quando sejas persuadido por teus pecados.

- Abba Pacômio

quinta-feira, 2 de maio de 2019

Reflexão sobre o Evangelho do dia.



Evangelho de São João 3,31-36



O evangelista nos fala D’quele que é único e que está acima de tudo e de todos os nomes (Fl 2,9), o Senhor deu o maior testemunho de todos com sua vida e sua morte na árvore da Cruz, mas infelizmente muitos não aceitam essa verdade e ainda refutam-na dizendo não ser verdade, Ele mesmo disse “Eu sou o caminho a verdade e a vida” (Jo 14-6). Como então podemos negar isto? Os que não aceitam esse testemunho não aceita Deus como único e verdadeiro, Ele afirma diversas vezes na sagrada escritura que Ele é o DEUS como em Isaías 41,13 “por que EU o senhor TEU Deus…”.

quinta-feira, 7 de março de 2019

Quaresma: A esmola


Uma das práticas espirituais da Quaresma que a Igreja recomenda é a esmola. Não simplesmente aquela moedinha ao mendigo, mas a boa esmola; além dessa de ajudar o pobre mendigo, mas também o auxílio a obras de caridade que socorrem as crianças carentes e abandonadas, os velhos pobres, e os desamparados. A boa esmola é um meio de santificação porque nos ajuda a vencer um dos piores pecados capitais que é a avareza, a ganância, que tanto mal gera no mundo.

Quaresma: A oração

A Quaresma, tempo de profunda interiorização, nada mais é que um resgate sempre necessário, portanto, do que precisamos fazer por toda a nossa vida: "mergulhar", "descer sempre mais", "fazer uma viagem" para dentro de nossa alma, até encontrarmos Aquele que é mais íntimo que o que há de mais íntimo de nós, para usar outra expressão agostiniana (cf. Confissões, III, 6, 11).

Quaresma: O jejum


Meus irmãos, começamos a grande viagem da Quaresma. Levemos, pois, no navio todas as nossas provisões de alimento e bebida, colocando sobre elas a misericórdia abundante de que teremos necessidade. Porque o nosso jejum terá fome, o nosso jejum terá sede se não se alimentar de bondade, se não se dessedentar com misericórdia. O nosso jejum terá frio, o nosso jejum desfalecerá se o velo da esmola não o cobrir, se a capa da compaixão não o envolver.

quarta-feira, 16 de janeiro de 2019

São Domingos de Gusmão

Domingos nasceu numa pequena vila chamada Caleruega, na região da Velha Castela, hoje Espanha. Era o dia 24 de junho de 1170. Filho de Félix de Gusmão e Joana d'Aza, pertencia a uma família rica, nobre e muito católica. Tanto que sua mãe e um de seus irmãos mais velhos chamado Manes foram beatificados. Outro irmão chamado Antônio faleceu com fama de santidade. O nome Domingos foi escolhido por sua mãe durante a gravidez, em homenagem a São Domingos de Silos a quem ela fez uma novena.

Ordem Dominicana ( Pregadores)

A Família Dominicana tem sua origem num tempo e numa área geográfica bem longe de nós. Surgiu na Europa da Idade Média, na época das Cruzadas e de Francisco de Assis. Ela brotou a partir da experiência de vida evangélica de São Domingos de Gusmão, aproximadamente em 1170. Um acontecimento novo mudou radicalmente os rumos da caminhada de Domingos. Na época ele já era membro da comunidade dos Cônegos de Osma, um grupo de sacerdotes que viviam num projeto de vida comum, dedicando-se, sobretudo à oração e ao estudo, e colaborando com o bispo nas suas tarefas.

sexta-feira, 11 de janeiro de 2019

Será tenho vocação para o matrimônio?

É natural que, para alcançar o conhecimento de si mesmo, o ser humano passe por processos. Colher do coração de Deus qual é a nossa identidade, quem somos, qual missão temos nesta vida, onde Deus quer que estejamos e no que nossos dons podem ajudar a humanidade não é possível de uma hora para a outra. Precisamos de uma caminhada processual, de descobertas que se conectam, complementam-se e confirmam-se nos fatos ordinários da vida e no decorrer de um tempo, formando em nós a maturidade, a intimidade com o Senhor, e, daí então, consequentemente, dando-nos a consciência de si mesmo.

quarta-feira, 9 de janeiro de 2019

O heroísmo que nasce na Cruz


O cristianismo inaugurou um novo modelo de heroísmo, transformando a cruz do dia a dia na coroa da santidade.

O heroísmo é uma categoria social antiga. Considera-se herói, segundo a definição de Paul Johnson, aquele cuja vontade se sobrepõe à opinião pública, agindo com coragem e decisão, mesmo nas situações mais adversas; independentemente das consequências. Na antiguidade, estava atrelado às personalidades austeras e habilidosas no uso da força. Compaixão, altruísmo e generosidade não faziam parte de seu itinerário. Ao contrário, os que nutriam essas virtudes eram vistos com desdém; considerados fracos. Neste panteão de heróis incluiam-se Alexandre Magno e o imperador Júlio César, verdadeiros mestres da guerra.

domingo, 6 de janeiro de 2019

Santa Rafaela Maria

Santa Rafaela, com sua irmã de sangue, fundou a Congregação das Escravas do Sagrado Coração de Jesus

Nasceu em Córdova, na Espanha, no ano de 1850. Juntamente com sua irmã de sangue, fundou a Congregação das Escravas do Sagrado Coração de Jesus. Dedicadas à adoração ao Santíssimo Sacramento e ao cuidado das crianças, Santa Rafaela ocupou o cargo de Madre Superiora e sua irmã – co-fundadora – de ecônoma geral.

quinta-feira, 3 de janeiro de 2019

Há exageros na consagração a Maria pelo Tratado da Verdadeira Devoção?

A devoção a Nossa Senhora, sempre fez parte do Cristianismo. Dom Nelson Francelino, bispo da Diocese de Valença (RJ), afirma que “a devoção a Maria começou com o próprio Cristianismo”. Em toda a história da Igreja vemos que, muitos santos tiveram grande amor a Mãe de Jesus, e fervor ao culto a Ela. São João Bosco dizia: “Maria Santíssima sempre me guiou”; Santo Antonino: “Se Maria é por nós, quem será conta nós?”; Santo Agostinho: “Tudo quanto pudermos dizer em louvor de Maria Santíssima é pouco em relação ao que merece por sua dignidade de Mãe de Deus”.
Poderíamos fazer aqui uma lista enorme dos vários santos e seus dizeres sobre a Virgem Maria.

quarta-feira, 2 de janeiro de 2019

Santa Benedita da Cruz


Edith Stein, a caçula de uma numerosa família hebraica, nasceu em 12 de outubro de 1891 em Breslau, Alemanha. Antes de completar dois anos ficou órfã de pai. A pequena Edith era de temperamento forte, vivaz e independente. Ademais, demonstrava uma inteligência muito precoce, que lhe proporcionou o primeiro lugar da classe durante toda a sua vida escolar. Crescendo numa família praticante da religião judaica, ela acreditava em Deus e a Ele dirigia suas preces.

Jovem filósofa à procura da Verdade

Porém, ao atingir a adolescência, perdeu a fé na existência de Deus, parou de rezar e abandonou os estudos.

terça-feira, 1 de janeiro de 2019

Oração diante da Cruz



Ó Cristo Crucificado, dai-me a graça de poder sempre me colocar aos Seus pés chagados, e me entregar em profunda oração, contemplando sua dolorosa e amorosa entrega por mim, no alto da Santa Cruz, que meus medos se calem diante de Ti, que minhas dúvidas sejam sanadas na Tua presença e que as Tuas Santas Chagas me toque e me livre dos males. Amém

Solenidade Santa Mãe de Deus

1° de Janeiro Solenidade da Santa Maria Mãe de Deus.

Oitavas de Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo. Que graça para nós começarmos o primeiro dia do ano contemplando este mistério da encarnação que fez da Virgem Maria a Mãe de Deus!

Este título traz em si um dogma que dependeu de dois Concílios, em 325 o Concílio de Nicéia, e em 381 o de Constantinopla. Estes dois concílios trataram de responder a respeito desse mistério da consubstancialidade de Deus uno e trino, Jesus Cristo verdadeiro Deus e verdadeiro homem.

Postagem em destaque

A Vocação Sacerdotal: Chamado de Amor e Serviço

A vocação sacerdotal é uma das mais sublimes expressões do amor de Deus pela humanidade. É um chamado divino que ressoa no coração de homen...