quarta-feira, 16 de janeiro de 2019

São Domingos de Gusmão

Domingos nasceu numa pequena vila chamada Caleruega, na região da Velha Castela, hoje Espanha. Era o dia 24 de junho de 1170. Filho de Félix de Gusmão e Joana d'Aza, pertencia a uma família rica, nobre e muito católica. Tanto que sua mãe e um de seus irmãos mais velhos chamado Manes foram beatificados. Outro irmão chamado Antônio faleceu com fama de santidade. O nome Domingos foi escolhido por sua mãe durante a gravidez, em homenagem a São Domingos de Silos a quem ela fez uma novena.

Ordem Dominicana ( Pregadores)

A Família Dominicana tem sua origem num tempo e numa área geográfica bem longe de nós. Surgiu na Europa da Idade Média, na época das Cruzadas e de Francisco de Assis. Ela brotou a partir da experiência de vida evangélica de São Domingos de Gusmão, aproximadamente em 1170. Um acontecimento novo mudou radicalmente os rumos da caminhada de Domingos. Na época ele já era membro da comunidade dos Cônegos de Osma, um grupo de sacerdotes que viviam num projeto de vida comum, dedicando-se, sobretudo à oração e ao estudo, e colaborando com o bispo nas suas tarefas.

sexta-feira, 11 de janeiro de 2019

Será tenho vocação para o matrimônio?

É natural que, para alcançar o conhecimento de si mesmo, o ser humano passe por processos. Colher do coração de Deus qual é a nossa identidade, quem somos, qual missão temos nesta vida, onde Deus quer que estejamos e no que nossos dons podem ajudar a humanidade não é possível de uma hora para a outra. Precisamos de uma caminhada processual, de descobertas que se conectam, complementam-se e confirmam-se nos fatos ordinários da vida e no decorrer de um tempo, formando em nós a maturidade, a intimidade com o Senhor, e, daí então, consequentemente, dando-nos a consciência de si mesmo.

quarta-feira, 9 de janeiro de 2019

O heroísmo que nasce na Cruz


O cristianismo inaugurou um novo modelo de heroísmo, transformando a cruz do dia a dia na coroa da santidade.

O heroísmo é uma categoria social antiga. Considera-se herói, segundo a definição de Paul Johnson, aquele cuja vontade se sobrepõe à opinião pública, agindo com coragem e decisão, mesmo nas situações mais adversas; independentemente das consequências. Na antiguidade, estava atrelado às personalidades austeras e habilidosas no uso da força. Compaixão, altruísmo e generosidade não faziam parte de seu itinerário. Ao contrário, os que nutriam essas virtudes eram vistos com desdém; considerados fracos. Neste panteão de heróis incluiam-se Alexandre Magno e o imperador Júlio César, verdadeiros mestres da guerra.

domingo, 6 de janeiro de 2019

Santa Rafaela Maria

Santa Rafaela, com sua irmã de sangue, fundou a Congregação das Escravas do Sagrado Coração de Jesus

Nasceu em Córdova, na Espanha, no ano de 1850. Juntamente com sua irmã de sangue, fundou a Congregação das Escravas do Sagrado Coração de Jesus. Dedicadas à adoração ao Santíssimo Sacramento e ao cuidado das crianças, Santa Rafaela ocupou o cargo de Madre Superiora e sua irmã – co-fundadora – de ecônoma geral.

quinta-feira, 3 de janeiro de 2019

Há exageros na consagração a Maria pelo Tratado da Verdadeira Devoção?

A devoção a Nossa Senhora, sempre fez parte do Cristianismo. Dom Nelson Francelino, bispo da Diocese de Valença (RJ), afirma que “a devoção a Maria começou com o próprio Cristianismo”. Em toda a história da Igreja vemos que, muitos santos tiveram grande amor a Mãe de Jesus, e fervor ao culto a Ela. São João Bosco dizia: “Maria Santíssima sempre me guiou”; Santo Antonino: “Se Maria é por nós, quem será conta nós?”; Santo Agostinho: “Tudo quanto pudermos dizer em louvor de Maria Santíssima é pouco em relação ao que merece por sua dignidade de Mãe de Deus”.
Poderíamos fazer aqui uma lista enorme dos vários santos e seus dizeres sobre a Virgem Maria.

quarta-feira, 2 de janeiro de 2019

Santa Benedita da Cruz


Edith Stein, a caçula de uma numerosa família hebraica, nasceu em 12 de outubro de 1891 em Breslau, Alemanha. Antes de completar dois anos ficou órfã de pai. A pequena Edith era de temperamento forte, vivaz e independente. Ademais, demonstrava uma inteligência muito precoce, que lhe proporcionou o primeiro lugar da classe durante toda a sua vida escolar. Crescendo numa família praticante da religião judaica, ela acreditava em Deus e a Ele dirigia suas preces.

Jovem filósofa à procura da Verdade

Porém, ao atingir a adolescência, perdeu a fé na existência de Deus, parou de rezar e abandonou os estudos.

terça-feira, 1 de janeiro de 2019

Oração diante da Cruz



Ó Cristo Crucificado, dai-me a graça de poder sempre me colocar aos Seus pés chagados, e me entregar em profunda oração, contemplando sua dolorosa e amorosa entrega por mim, no alto da Santa Cruz, que meus medos se calem diante de Ti, que minhas dúvidas sejam sanadas na Tua presença e que as Tuas Santas Chagas me toque e me livre dos males. Amém

Solenidade Santa Mãe de Deus

1° de Janeiro Solenidade da Santa Maria Mãe de Deus.

Oitavas de Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo. Que graça para nós começarmos o primeiro dia do ano contemplando este mistério da encarnação que fez da Virgem Maria a Mãe de Deus!

Este título traz em si um dogma que dependeu de dois Concílios, em 325 o Concílio de Nicéia, e em 381 o de Constantinopla. Estes dois concílios trataram de responder a respeito desse mistério da consubstancialidade de Deus uno e trino, Jesus Cristo verdadeiro Deus e verdadeiro homem.