quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

Porque Magos do Oriente?


O Nome de Magos é uma palavra persa e significava Sábio e com certeza eram "sacerdotes persas", pois no Zoroastrismo havia a profecia que Uma Virgem conceberia e daria a Luz ao Messias. Quando Cristo nasceu os povos Partos estavam na Pérsia e somente eles usavam Calças. Os Magos podem ser originários destes povos que usavam Calças (Magii) o que era uma novidade em Jerusalém e usavam gorros de Sábios (frígios).
Para facilitar as viagem em camelos e dromedários usavam calças e túnicas curtas. Pode ser daí que os evangelhos citam a palavra "Magos" (sábios) do oriente. Da Pérsia até Jerusalém são 3.000 km, portanto demoraram mais de 8 meses para chegar, isto se não esperaram a primavera para viajar. Jesus Menino não estava mais na Gruta mas na Casa como claramente diz o Evangelho de Mateus 2, 11 "Entrando na casa, acharam o menino com Maria, sua mãe. Prostrando-se diante dele, o adoraram. Depois, abrindo seus tesouros, ofereceram-lhe como presentes: ouro, incenso e mirra".  Portando o Menino Jesus já estava engatinhando numa Casa em Belém, não mais na Gruta, pois tendo acabado o movimento do recenseamento, alugaram uma casa. Por isso que o Rei Herodes, enganado pelos Magos que voltaram por outro caminho,  mandou matar os inocentes de dois anos para baixo, o que dá a entender que já passava de um ano do nascimento do menino.
Vejam acima uma prova antiguíssima: Os Três Reis Magos, mosaico em San Apollinare Nuovo, Ravenna, Itália. No mural da igreja, concluída em 569, lê-se os nomes dos três. Melchior, Gaspar e Baltazar e antes do nome SCS = Santus. Isto no ano 569 depois de Cristo. Já eram considerados e venerados como Santos. Estes gorros foram usados pelos Doges de Veneza e deram origem à Tiara Papal que primitivamente era um gorro frígio. Este gorro pontudo ou frígio na antiguidade eram símbolo de Sabedoria, dos Sábios. Os Magos representados com gorros frígios (chapéu originário da Ásia Menor e na Pérsia era atributo do deus Mitra) e de calças. No mosaico do século VI apresenta um jovem, um adulto e um velho e os exames nos crânio dos Reis Magos de Colônia comprovaram que se trata de um jovem, de um adulto e de um velho. Os tecidos que embrulhavam os ossos dos corpos dos três Magos, adquiridos por Santa Helena na Pérsia, foram examinados e são da Síria e as pinturas em roxo são da Fenícia, tudo do segundo século, pois já eram venerados pelos cristãos do oriente, o que ajuda a provar a autenticidade das relíquias. Quanto ao título de Reis, além do Evangelho apócrifo Sírio-árabe da Infância, que fala que "eram três Reis filhos do Rei da Pérsia" se deve que: Os Sábios sempre pertenciam à nobreza,  pois o povo simples não tinha acesso à cultura. No reliquiário de Colônia os três crânios estão coroados com coroas devocionais. Daí que o povo vendo os crânios coroados começou também a chamar de Reis Magos. Assim ficou!

Nenhum comentário:

Postar um comentário