segunda-feira, 9 de julho de 2018

Modéstia e virilidade masculina


Por: Edson Ferreira
O homem precisa viver a modéstia assim como as mulheres devem vivê-la também. Vejo a modéstia masculina como uma forma do homem se preservar másculo, viril, pois de anos pra cá, o homem vem sofrendo influências do modernismo, ideologias igualitárias, gênero, liberalismo, socialismo e por aí vai, e essas influências trazem um desleixo ao homem que vai deixando de ser viril, me espanta hoje ver mulheres mais "macho" do que muitos homens por aí, é uma inversão de valores que vem acontecendo no mundo que faz o homem deixar de ser homem.
Lembro da minha infância quando vi as primeiras camisetas baby-looks para homem, achei feminino, pois só via aquele tipo de roupa em mulheres, e hoje é algo "normal", a mesma coisa digo para calça apertada que marcam as partes íntimas do homem, camisetas apertadas marcando todo o corpo do homem, certos sapatos de hoje em dia, destaco aqui um objeto inventado pela havaianas que me recuso a chamar de sapato, é algo feito com sola de borracha e o restante de pano, tanto que na propaganda da havaianas, o homem aparece com um jeito afeminado, dizendo palavras afeminadas e as mulheres com poses masculinas e atitudes masculinas, e não é bem por aí que as coisas tem de ser. Isso vejo não somente nas ruas, mas principalmente nas igrejas, nos grupos, pastorais e movimentos. 
O homem moderno parece não ter mais força para construir uma sociedade varonil que preze pelas virtudes exigentes de um cavalheiro. O reflexo dessa fraqueza vemos nas vestes, os homens têm usado roupas muito sensuais, típicas de mulheres: calça jeans colada, camiseta apertada, brincos, fazem a sobrancelha, cortes de cabelo esquisitos etc. 
Algo que também acontece muito é a imodéstia na igreja, principalmente na missa, vi em uma missa um jovem que era “consagrado" a Santíssima virgem Maria com uma calça tão apertada que marcava tudo, perdeu -se o senso de pudor e de respeito a consagração que foi feita, ao qual seu corpo já não te pertence mas sim pertence a Jesus pelas mãos da Virgem Maria e perdeu -se também o senso da castidade, sim castidade no vestir.
Missa não é momento de usar bermuda, camiseta cavada, chinelo, e os outros exemplos que citei a cima. Missa é algo piedoso e sóbrio, e a roupa que trás isso e a roupa mais clássica, comportada, não falo que é obrigado usar camisa na missa, se conseguir usar é ótimo, mas se for por uma camiseta, que ela não seja apertada, sensual, que mostre o peito (gola V), curta que mostre o “cofrinho" quando se sentar, de preferência a camisetas de gola, pois na maioria das vezes elas são comportadas, as calças que não sejam curtas, agarradas na perna parecendo que está sufocando e impedindo o sangue de ir para o cérebro rsrsrs. Homens, vigiem as suas roupas para ir na igreja! Mas não somente na igreja, também no cotidiano, ao receber uma visita, ao sair de casa para comprar pão, visitar alguém, ou até mesmo ir a praça, eu não consigo atender alguém em casa se estiver sem camiseta por exemplo, e não consigo mesmo, minha esposa é testemunha disso.

Homens! Vistam roupa de homem, mas de homem de verdade, não roupa de feminina disfarçada de masculina  “ A mulher não se vestirá de homem, e o homem não se vestirá de mulher: aquele que o fizer será abominável diante do Senhor, o seu Deus.”(Deuteronômio 22, 5). Não use de sensualidade em suas roupas (curtas, agarradas, mostrando os bíceps, tríceps e tantos outros músculos disponíveis). Assim como a sensualidade da mulher pertence exclusivamente a seu marido, a sensualidade masculina pertence exclusivamente à esposa, vistam-se de forma recatada rapazes e homens, honrem o corpo de vocês que é templo do Espírito Santo (I Cor 6, 19).
Não se envaideçam querendo exibir seus corpos ''sarados'', isso é vaidade e foi por vaidade e desobediência que lúcifer foi expulso da presença de Deus, é imodesto e envolve a luxúria, quem faz isso peca contra a castidade nas intenções. A pureza e a castidade começam pela mente e quando se pensa no pecado contra a castidade e se consente peca gravemente e assim atingem diretamente a forma de nos relacionarmos com nosso corpo, na purificação dos pensamentos e intenções, não há porque querer exibir o porte físico por mera vaidade, por puro exibicionismo, quem o faz sempre tem segundas intenções obrigatoriamente perigosas, pensem nisso.

E então, bora honrar nossa masculinidade e ser homem modesto?

Nenhum comentário:

Postar um comentário