quinta-feira, 7 de dezembro de 2023

Refexão: Castelo Interior - Moradas de Santa Teresa D'Ávila

 

Uma breve reflexão para enterdermos um belo caminho para chegar até Deus.
Por: Edson Ferreira 

É certo que todos os dias buscamos meios de chegar a santidade e de estar cada vez mais perto de Deus. Buscamos meios de nos unir a Ele, por orações, novenas, adoração ao Santissímos Sacramento, Santa Missa na comunhão, nas devoções populares, etc...

Muitos até decidem entregar sua vida plenamente à Ele, deixando tudo que tem, iclusive sua família para se consagrar em uma ordem religiosa ou nova comunidade. O que é de fato um grande começo. Até mesmo quem decide viver sua vida leiga no seio da Igreja, se casando ou até mesmo vivendo santamente fora de uma congregação por exemplo pode chegar no céu.

Temos vários meios para nos conduzir a santidade, um deles é nos exemplos e testemunhos daqueles que já estão contemplando a Glória de Deus face a face. Quantas vezes nós lemos suas histórias e seus feitos para chegar a santidade não é mesmo e nos pegamos pensando como ser iguais a eles?

No livro de Santa Teresa Castelo Interior, tem um passo a passo para chegar onde sempre sonhamos estar, nossa morada de fato que é o céu. Pois como diz São Pedro em sua primeira carta no capítulo 2 vesículo 11 "Amados, insisto em que, como estrangeiros e peregrinos no mundo..." nosso lugar é o céu.
A alma humana é um mistério profundo, que só Deus pode conhecer plenamente. No entanto, Santa Teresa D'Ávila, grande mística e doutora da Igreja, nos oferece uma imagem que nos ajuda a compreender melhor a nossa alma e o nosso caminho de santidade. Ela nos apresenta a alma como um castelo, formado por sete moradas, cada uma representando um estágio de crescimento espiritual.

A primeira morada é a mais exterior, onde a alma ainda está muito ligada às coisas do mundo, aos prazeres dos sentidos, às tentações do demônio. A alma não tem certeza da existência de Deus, do céu, do inferno, e vive uma vida superficial e distraída. Ela precisa despertar para a realidade espiritual e buscar a Deus com sinceridade.

A segunda morada é onde a alma começa a rezar com mais frequência e fervor, a meditar sobre a vida de Cristo, a lutar contra o pecado mortal e o pecado venial deliberado. A alma ainda sofre muito com as dificuldades, as dúvidas, as tentações, mas não desiste de seguir em frente. Ela precisa de humildade e fé para perseverar na oração.

A terceira morada é onde a alma já alcança um certo grau de virtude, de amor a Deus e ao próximo, de renúncia às coisas vãs, de serviço aos necessitados. A alma já experimenta alguns consolos divinos, mas também algumas provações e aridezes. Ela precisa de generosidade e abandono para se entregar mais a Deus.

A quarta morada é onde a alma entra na via mística, ou seja, na ação direta de Deus sobre ela. A alma já recebe graças especiais, como a oração de quietude, a oração de união, os êxtases, as visões, as locuções. A alma já se sente transformada pelo amor de Deus, mas também é atacada pelo demônio com mais força. Ela precisa de discernimento e obediência para seguir a vontade de Deus.

A quinta morada é onde a alma já está unida a Deus de forma estável, contínua e profunda. A alma já participa da vida divina, da sabedoria divina, da alegria divina. A alma já não se perturba com as coisas do mundo, nem com as perseguições, nem com os sofrimentos. Ela precisa de gratidão e louvor para glorificar a Deus.

A sexta morada é onde a alma já está preparada para o matrimônio espiritual com Deus, a união perfeita e definitiva. A alma já recebe os últimos toques de Deus, que a purifica, a ilumina, a enriquece. A alma já se torna um instrumento de Deus para o bem das almas, um canal de suas graças, um reflexo de sua beleza. Ela precisa de fidelidade e coragem para cumprir a sua missão.

A sétima morada é onde a alma já está casada com Deus, consumada no amor. A alma já vive em Deus e Deus vive nela. A alma já goza de uma paz, de uma liberdade, de uma felicidade indescritíveis. A alma já antecipa o céu na terra, e espera com ansiedade a sua entrada na glória eterna. Ela precisa de nada mais, senão de Deus.


Portanto irmão, tomamos por base esse escrito de Santa Teresa e busquemos chegar na Sétima Morada, tenhamos uma vida santa e com a Graça de Deus nos entraremos na nossa casa segura que é o CÉU.


Nenhum comentário:

Postar um comentário