quinta-feira, 11 de abril de 2024

11 de Abril dia de Santa Gemma Galgani



Hoje celebramos o dia de Santa Gema Galgani, a virgem intercessora dos farmacêuticos.

Santa Gemma Galgani, nascida em 12 de março de 1878, na pequena cidade italiana de Camigliano, era uma jovem que desde cedo demonstrou uma profunda devoção religiosa e um desejo ardente de consagrar sua vida a Deus. Filha de pais piedosos, perdeu sua mãe aos sete anos de idade, o que a deixou sob os cuidados de seu pai, que a educou na fé católica.

Desde a infância, Gemma mostrou sinais de uma espiritualidade excepcional, passando horas em oração e meditação. Contudo, sua vida não foi isenta de dificuldades. Aos dezoito anos, perdeu também seu pai, ficando órfã e enfrentando desafios financeiros. Entretanto, sua fé inabalável a sustentava, e ela encontrou conforto na oração e na confiança em Deus.

Conta-se que Gema, com a tragédia da perda dos pais, apegou-se ainda mais à religião. Recebeu a primeira eucaristia, antes mesmo do tempo marcado para as outras meninas, e levava tão a sério os conceitos de caridade que dividia a própria merenda com os pobres. 

Em sua juventude, Gemma experimentou uma série de experiências místicas extraordinárias, incluindo visões de Jesus Cristo, da Virgem Maria e de seus santos favoritos. Ela também recebeu os estigmas de Cristo, marcando suas mãos, pés e testa com as chagas da crucificação. Esses fenômenos, embora dolorosos, foram aceitos por Gemma como uma participação nos sofrimentos de Cristo, e ela os suportou com resignação e amor.

Aos vinte anos, Gemma demonstrava, sempre, vontade de tornar-se freira e tentou fazê-lo logo depois que Nossa Senhora lhe apareceu em sonho. Pediu a entrada no convento da Ordem das Passionistas de Corneto, mas a resposta foi negativa. Muito triste com a recusa, fez para si mesma os juramentos do serviço religioso, os votos de castidade e caridade, e fatos prodigiosos começaram a ocorrer em sua vida.

No entanto, sua perseverança e confiança em Deus nunca vacilaram. Eventualmente, ela foi aceita como postulante no convento das Irmãs Passionistas em Lucca, onde viveu uma vida de oração, penitência e serviço aos pobres.

Durante sua estadia no convento, Gemma continuou a experimentar êxtases místicos e visões celestiais como as conversavas com anjos e recebia a visita de São Gabriel, de Nossa Senhora das Dores, devoção passionista, sendo frequentemente transportada para um profundo êxtase espiritual. Seus escritos, que incluem cartas, diários e orações, refletem sua profunda união com Deus e seu amor apaixonado pela humanidade.

Algumas frases notáveis de Santa Gemma Galgani incluem:

1. "Quero ser santa, mas, para isso, preciso sofrer muito."

2. "Minha paixão é Jesus Crucificado."

3. "Quando eu penso na Paixão de Cristo, sinto meu coração despedaçar."

4. "Oh, como é bom sofrer! Sofrer por Jesus é felicidade, não sofrer é dor."

5. "Jesus, eu te amo, mas eu amo mais o amor."

Santa Gemma Galgani faleceu em 11 de abril de 1903, aos vinte e cinco anos de idade, deixando um legado de santidade e amor a Deus que continua a inspirar os fiéis até os dias de hoje. Ela foi canonizada em 1940 pelo Papa Pio XII como modelo de virtude e santidade para toda a Igreja Católica. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário