segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Importância de reler o Tratado da verdadeira Devoção

É importante a releitura do Tratado da verdadeira Devoção a Santíssima Virgem.


Quero por meio desse artigo alertar para algo muito importante aos Consagrados à Jesus por meio de Maria através do Método de São Luis Maria Grignon de Monfort.


Trata-se da releitura do Tratado.


Bem sabemos que é premissa a leitura do Tratado da Verdadeira Devocação à Santíssima Virgem(TVDSV) para quem vai se consagrar a Ela por meio do método de S.Luis, mas também sabemos que essa leitura muitas vezes é feita de forma rasa e superficial, já que muitos tem se consagrado sem ao menos mergulhar no mistério dessa leitura, sobretudo na seriedade que é a vivência dessa consagração.


O tratado não foi feito para ser lido apenas uma vez, pelo contrário foi livro de cabeçeira de muitos santos e santas. O TDVSV precisa se tornar um manual de vida, um direcionador de fé, um compêndio santíssimo que nos lembra de nossas promessas de batismo. 


Ouso dizer que o tratado deveria ser o manual de santidade de todo fiel católico. 


Sinto uma dupla alegria mas também dupla preocupação sobre o que agora vou expor:


1ª ALEGRIA - Ver que muitas pessoas estão se consagrando e reafirmando seu BATISMO.


1ª PREOCUPAÇÃO- Tenho visto muitos grupos de apoio e formação sobre a Consagração na internet por meio das redes sociais e do whatsapp, muitos formadores que se denominam conhecedores do TVDSV. Mas muitas vezes são formações rasas e meramente listas de discussão, por exemplo dúvidas de como e onde encontrar uma cadeia de consagração legal, ou o melhor dia mariano para se consagrar, ou até mesmo se é preciso ter um padre assinando a fórmula de consagração junto com o consagrado, ou até mesmo se a consagração deve ou não ser feita em uma Santa Missa.. Isso pra mim não é formação já que as temáticas tratadas muitas vezes são vazias, superficiais e não focadas nas prioridades e responsabilidades que nos propõe o TVDSV. Quero aqui destacar apenas o 7º ponto: Enfim, Maria deve ser terrível para o demônio e seus sequazes, como um exército disposto em linha de batalha (Ct 6, 3.9), principalmente nestes últimos tempos. A razão disso é que o demônio intensifica todos os dias seus esforços e combates, visto saber bem que tem pouco tempo (Ap 12, 12), e muito menos do que nunca, para perder as almas. Sus-citará em breve cruéis perseguições, e armará terríveis em-boscadas aos servos fiéis e verdadeiros filhos de Maria, pois lhe são precisos mais esforços para vencer estes do que os outros. p. 50 TVDSV


2ª ALEGRIA-Ver que Maria está levantando seu Exército; os Apóstolos dos últimos tempos!


2ª PREOCUPAÇÃO- Ver que ao mesmo montante surgem grupos irresponsáveis, sectários e alteradores do sentido do Tratado, pregando relativismo, facilidades, pseudo-santidade e sobre tudo arrogância! Isso justifica o porque de alguns Bispos não apoiarem essa bendita Consagração, já que estão faltando bons testemunhos. Marianos vamos mudar essa situação?


Em TUDO ISSO REAFIRMO: É Urgente a releitura do Tratado da Verdadeira Devoação à Santíssima Virgem.


Mais santidade e menos achismos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário