sexta-feira, 17 de novembro de 2023

Devoção a Santíssima Virgem Maria

 A devoção à Virgem Maria é uma das características mais distintivas da fé católica. Maria é venerada como a Mãe de Deus, a Rainha dos Anjos, a Advogada dos Pecadores, a Medianeira de Todas as Graças, a Corredentora da Humanidade e a Estrela do Mar que nos guia ao porto da salvação. Os católicos expressam sua devoção a Maria de diversas formas, como a oração do rosário, a consagração pessoal, as peregrinações aos santuários marianos, as festas litúrgicas e as invocações dos títulos marianos.

Uma das formas mais profundas e radicais de devoção a Maria é a que foi proposta por São Luís Maria Grignion de Montfort (1673-1716), um sacerdote e missionário francês, no seu livro Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem⁵. Nesta obra, ele ensina um método de consagração a Jesus Cristo pelas mãos de Maria, que consiste em entregar-se totalmente a ela como seu escravo de amor, renunciando a todo o direito sobre si mesmo e sobre seus bens, e colocando-se inteiramente à sua disposição para fazer a vontade de Deus.

Segundo São Luís de Montfort, esta consagração é o caminho mais perfeito, fácil, seguro e frutuoso para chegar a Jesus, pois Maria é a mais íntima e perfeita discípula, imitadora e colaboradora de Cristo. Ela é também a mais poderosa e fiel intercessora, protetora e educadora dos cristãos. Por isso, quem se consagra a ela torna-se seu instrumento e propriedade, e participa de suas graças, virtudes e privilégios. Além disso, quem se consagra a ela renova e ratifica as promessas do seu batismo, e se prepara para receber os sacramentos com mais fruto e fervor.

O Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem teve uma grande influência na espiritualidade católica, e foi recomendado por vários papas, como Pio IX, Leão XIII, São Pio X, Pio XI, Pio XII, João Paulo II e Bento XVI. Este último afirmou que o livro é \"um precioso e inestimável guia\" para quem quer seguir Cristo com Maria⁶. Além disso, muitos santos e beatos praticaram e difundiram esta devoção, como Santa Teresinha do Menino Jesus, São Maximiliano Kolbe, Santa Teresa de Calcutá, São João Paulo II, Beato Carlos de Foucauld, Beata Teresa de São José, Beato Tiago Alberione, entre outros.

Algumas frases que expressam a beleza e a profundidade desta devoção são:

"Foi pela Santíssima Virgem Maria que Jesus Cristo veio ao mundo, e é também por ela que deve reinar no mundo." (São Luís de Montfort, Tratado, n. 1)

"Maria é o caminho seguro que conduz a Jesus, e a fidelíssima garantia da nossa salvação." (São Pio X, Carta ao Cardeal Martinelli, 1904)

"Maria é a escada dos pecadores, pela qual podem subir a Deus. Ela é a minha maior confiança, ela é toda a razão da minha esperança." (Santo Efrém, Sermão sobre a Natividade)

"Maria é a Mãe de Deus e nossa mãe; podemos dizer-lhe qualquer coisa." (Santa Teresinha do Menino Jesus, Manuscrito A, 14r)

"Maria é a dispensadora de todas as graças. Deus quer que tudo nos chegue por Maria." (São Bernardo, Sermão sobre a Assunção)

"Maria é a obra-prima por excelência do Altíssimo, cujo conhecimento e domínio ele reservou para si." (São Luís de Montfort, Tratado, n. 5)

"Maria é a mestra do amor escondido e da santidade sem ruído." (Beato Carlos de Foucauld, Meditações sobre o Santo Evangelho, I, 142)

"Maria é a onipotência suplicante." (São Maximiliano Kolbe, Escritos, 1080)

"Maria é a mulher eucarística, com toda a sua vida feita comunhão com Deus." (São João Paulo II, Ecclesia de Eucharistia, n. 53)

"Maria é a nossa mãe no plano espiritual, porque ela nos deu a vida em Cristo." (Santa Teresa de Calcutá, No Greater Love, p. 42)

Bibliografia 


1) TRATADO DA VERDADEIRA DEVOÇÃO À SANTÍSSIMA VIRGEM Por São Luís Maria.

(2) Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem Maria. 

(3) A devoção a Maria na oração católica - Comunidade Canção Nova.

(4)  As 5 características da verdadeira devoção a Maria - Aleteia.

(5) A devoção a Maria | Portal Kairós

(6) A Devoção a Maria, Mãe de Deus e Nossa Mãe - A12.com.


Nenhum comentário:

Postar um comentário