terça-feira, 31 de janeiro de 2017

São João Bosco


Dom Bosco, criador dos oratórios; catequeses e orientações profissionais, era exemplo para os jovens.

Nasceu perto de Turim, na Itália, em 1815. Muito cedo conheceu o que significava a palavra sofrimento, pois perdeu o pai tendo apenas 2 anos. Sofreu incompreensões por causa de um irmão muito violento que teve. Dom Bosco quis ser sacerdote, mas sua mãe o alertava: “Se você quer ser padre para ser rico, eu não vou visitá-lo, porque nasci na pobreza e quero morrer nela”.

segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Consagrados: Amados e eleitos de Deus



Escolher é uma das mais usuais ações que realizamos todos os dias. Sempre que alguém faz uma escolha, significa que, ao escolher uma das opções que se lhe é apresentada, contemporaneamente, renuncia às demais possibilidades, afim de poder possuir o objeto de sua eleição.

terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Discípulo gera discípulo

Vocês já ouviram falar sobre ser discípulo e “gerar” discípulo? Em não apenas vir para Cristo, mas frutificar em Cristo. A palavra de Deus diz isso no evangelho de São Mateus.

“Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.” (Mateus 28:19,20)

Namoro sem sexo - Tiba e Déia

quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Redes sociais X Cristãos

Estar nas redes sociais e ser cristão
Por: Edson Ferreira
Vemos hoje uma sociedade “presa” aos aos smartphones e a suas redes sociais, usando a internet para todos os fins possíveis.
De um lado tem os fins errados, como exposição do corpo, pornografia e fofocas e claro usado para crimes. A internet pode ser ou não um meio de mão dupla, usada para o bem ou o mau, como cristãos devemos usar ela para o bem.

terça-feira, 17 de janeiro de 2017

O amor de Deus

A imensidão do amor de Deus

Porque Deus amou de tal modo o mundo, que lhe deu seu filho Unigênito, para que todo o que crê nele, não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo 3,16).
A causa de todos os nossos bens é o Senhor e o amor divino. Amar, propriamente, é querer o bem a alguém. Portanto, por ser a vontade de Deus causa das coisas, e porque Ele nos ama, sobrevém-nos o bem.

sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

Pai Nosso na missa

Pai Nosso na missa: de mãos dadas?

Pe. Henry Vargas Holguín
A prática de dar as mãos na hora de rezar o Pai-Nosso vem do mundo protestante. A razão é que os protestantes, ao não ter a presença real de Cristo, ou seja, ao não ter uma comunhão real e válida que os uma entre si e com Deus, apelam ao gesto de dar as mãos uns aos outros como momento de comunhão na oração comunitária.
Nós, na missa, temos dois momentos de maior importância: a consagração e a comunhão.

quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Sua vida é hoje


Nossa vida é um dia que não será repetido. Na missa celebrada quinta-feira na Casa Santa Marta do Vaticano, o Papa Francisco pediu para não ter o coração endurecido, sem fé, mas aberto ao Senhor. Em nossos corações é jogado, de fato, hoje.

"Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração." Papa partiu desta citação da Epístola aos Hebreus, contida na primeira leitura da Missa de hoje e baseou sua homilia sobre estas duas palavras: "hoje" e "coração".

quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

Namorar sem sexo?


Por: Anderson Carlos Bezerra
O problema do namoro sem sexo, para os que não vivem a castidade, não é nem o "namorar sem prazer". Podem até achar que é, mas, na verdade, o problema é maior.
Quando se namora sem sexo, você na realidade namora com a pessoa pelo que a pessoa é, não pelo prazer que ela pode lhe proporcionar. Você namora com alguém porque ama, e não porque tem em tal pessoa uma dependência que faz da mesma um objeto que te satisfaz.

Porque Magos do Oriente?


O Nome de Magos é uma palavra persa e significava Sábio e com certeza eram "sacerdotes persas", pois no Zoroastrismo havia a profecia que Uma Virgem conceberia e daria a Luz ao Messias. Quando Cristo nasceu os povos Partos estavam na Pérsia e somente eles usavam Calças. Os Magos podem ser originários destes povos que usavam Calças (Magii) o que era uma novidade em Jerusalém e usavam gorros de Sábios (frígios).

terça-feira, 3 de janeiro de 2017

Orar Juntos Para Namorar é Certo?

NÃO ORE PARA NAMORAR
Texto: Ana Paula P e Jordana Xavier.

Se você é cristão, talvez o termo “orando juntos” soe familiar, mas se você não é, bem, deixe eu tentar te explicar: este é o status que duas pessoas assumem quando elas se gostam e decidem ouvir a opinião de Deus a respeito do assunto – orando juntas. Até aí parece que está tudo bem, orar não é o problema (na verdade é a solução!). O que me ocorre é que essa prática vem sido aplicada de forma equivocada, parece que a oração está entrando em campo aos quarenta e cinco minutos do segundo tempo. 

Vocação: Sacerdócio

Vocação Sacerdotal uma chamado de Deus
Eu considero que a primeira reflexão deve ser sobre o caráter estritamente sobrenatural do chamado de Deus: foi Ele quem tomou a iniciativa sobre o novo rumo que as vidas dos vocacionados tomarão. Porque não são os vocacionados que escolheram a Cristo, mas sim foi Cristo quem, de uma maneira especial, escolheu-os para que vão por todo o mundo e levem frutos de santificação e de autêntica vivência cristã, e para que todos os frutos permaneçam como um sinal clarividente da intervenção divina (Cf. Jo 15,16).

segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

Vocação: Vida Religiosa Consagrada

Os desafios e comprometimento da vida consagrada


A vida consagrada diz respeito a toda a Igreja; não é uma realidade isolada e marginal. A vida religiosa está colocada no próprio coração da Igreja. Ela é um elemento decisivo para a sua missão, já que exprime a íntima natureza da vocação cristã e a tensão da Igreja-Esposa para a união com o único Esposo. A vida consagrada faz parte da vida, santidade e missão da Igreja.