quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

Papa: Ir à missa é como ir ao Calvário


“Se o amor de Cristo está em mim – disse o Papa – posso doar-me plenamente ao outro"
“Quando vamos à Missa é como se fôssemos a um Calvário. (…) Cada celebração da Eucaristia é um raio daquele sol sem ocaso que é Jesus ressuscitado”.
Na Audiência, o Papa Francisco deu prosseguimento ao ciclo de catequeses sobre a Missa, falando sobre a “Missa,

terça-feira, 5 de dezembro de 2017

Cruz : Vitória ou derrota?




Em tempos de Madalenas, Santos Graals e Códigos mais ou menos secretos, poucos falam da cruz. Muitos falam de Jesus, mas poucos do Crucificado. A cruz, em todas as suas variantes, virou bijuteria, enfeite. Houve épocas, porém, que pintar ou esculpir um crucifixo ou a própria cena da hora da morte de Cristo na Cruz, com Maria e João ao seu lado, era verdadeira obra de arte, era Evangelho vivo, mensagem para todos os cristãos.

segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Hoje é celebrado Nossa Senhora das Graças

“Fazei cunhar uma medalha conforme este modelo. Todos os que a usarem, trazendo-a ao pescoço, receberão grandes graças. Estas serão abundantes para aqueles que a usarem com confiança”, disse Nossa Senhora a Santa Catarina Labouré, no dia 27 de novembro de 1830.

Foi neste ano de 1830 que a Virgem Maria apareceu para a Irmã Catarina Labouré, da Congregação das Filhas da Caridade, primeiramente na noite de 18 de junho.

quinta-feira, 16 de novembro de 2017

As correntes e a consagração a Nossa Senhora

As correntes como sinal da consagração de amor a Jesus Cristo e a Nossa Senhora.


A popularização da consagração, ou escravidão de amor, a Jesus Cristo e a Nossa Senhora tem causado curiosidade, dúvida e, às vezes, espanto, especialmente pelo uso das “correntes” ou “cadeias”, por parte de numerosos consagrados. Algumas dessas cadeias passam até despercebidas, pois são discretas, simples, sem brilho. Mas, outras chamam a atenção, pois são de ferro, mais grossas.

terça-feira, 14 de novembro de 2017

O que são os votos Pobreza, Castidade e Obediência


No dia-a-dia, quando as pessoas escutam falar sobre a Vida Religiosa Consagrada, é comum terem muitas dúvidas, sobretudo no que se refere aos votos religiosos. Afinal, o que são esses votos? O que eles significam? Qual a importância deles para a vida do consagrado? Eles são necessários para a vivência missionária do consagrado? Para respondermos esses questionamentos é necessário entendermos o que significa a Vida Religiosa Consagrada na Igreja.

segunda-feira, 13 de novembro de 2017

A evangelização nos dias de hoje


Por : Pe. Reginaldo Manzotti
Revista Brasil Cristão

Devemos anunciar o Evangelho do nosso tempo, animados pela esperança, mas ao mesmo tempo torturados muitas vezes pelo medo e pela angústia. Palavras do Papa Paulo VI, em 1975, que refletem os anseios da atualidade.
Este é o grande desafio: como atingir os corações hoje, quando temos milhares de possibilidades de nos comunicarmos, seja por redes sociais,  internet, celulares, tablets, etc?

domingo, 12 de novembro de 2017

As dores do sacerdote



Por: Lígia Lira 
Esses dias acompanhei o Padre Gabriel Vila Verde e o Padre Antônio Rebouças, ambos do estado da Bahia, em uma missão de dois dias aqui no Estado de Pernambuco. Confesso que, ao final da “minha parte ” na missão, eu estava completamente exausta, mas a parte deles continuou e eles foram até o fim.
Como alguns de vocês talvez saibam, o Padre Gabriel é conhecido nas redes sociais e

terça-feira, 7 de novembro de 2017

TOCA DE ASSIS - Sublime Silêncio


A sacralidade do beijo



É preciso valorizar os pequenos gestos e resgatar o significado que há nos beijos

Em nossa cultura, saudar as pessoas com um beijo é um costume restrito ao nosso círculo de convívio. Não saímos por aí selando rostos com os estalidos de nossos lábios. Geralmente, reservamos essa forma de carinho às pessoas que, ao menos, já têm nossa amizade.
Além disso, beijamos quando somos apresentados a alguém (um ou dois beijinhos no rosto); também beijamos as crianças próximas de nós, por causa de sua pureza, graciosidade e fofura.

O beijo expressa proximidade e gratidão, demonstra querer bem, manifesta perdão, sela pedidos de desculpas. Beijo é reverência nas mãos ungidas do sacerdote. São Paulo recomendava desde as primeiras comunidades: “Saudai-vos uns aos outros com o beijo santo” (Rm 16,16).
Estar entre os escolhidos do Mestre foi o que possibilitou a Judas entregá-Lo com um falso sinal de afeto. “Judas, com um beijo tu entregas o Filho do Homem?” (Lc 22,48).
Beijo é sinal de intimidade, pois aproxima, torna visível o sentimento de admiração e amor, permite que desabroche dos lábios a afeição gestada no coração. Nisso tudo, vemos o quanto nós valorizamos o beijo.
Por que, então, o maior ritual do beijo, os “lábios nos lábios”, o signo de amor apaixonado, é tão banalizado nos dias de hoje, transformando-se em sinal de poder de conquista? O beijo, que antes era reservado aos apaixonados, é distribuído como mercadoria barata, simplesmente para satisfazer o ego e para provar para si mesmo e para os companheiros que se é um sedutor.

Beijar na boca

Na verdade, há uma sacralidade no ato de “beijar boca a boca”, este existe para despertar amores e alimentar o desejo de ter o amado.
O livro sagrado Cântico dos Cânticos inicia-se assim: “Que ele me beije com os beijos de sua boca!” (Ct 1,2). Exegetas (estudiosos da Bíblia) veem todo o livro do Cântico dos Cânticos como a poesia do amor de homem e mulher, no sentido de um povo por sua terra ou de uma mulher por um homem, ou mesmo de Deus por Sua Igreja, Seu povo.
A metáfora da união do Divino com o humano, mostrada no amor de um casal, é inicialmente celebrada com um tocar de lábios, como se o Espírito Santo fosse transferido não mais pelo sopro nas narinas do ser humano (cf. Gn 2, 7), mas por um gesto maior de afeto.
O beijo na boca é um selo de autenticidade do amor entre homem e mulher, mas, na sociedade de hoje, em que mudanças acontecem a toda hora e tudo se reduz à esfera do consumo, diminuímos seu significado. Os jovens vivem em um ritmo frenético de competição, aceleram seus pensamentos e suas atitudes e, motivados pela velocidade das transformações e pressionados a corresponder a tudo isso, procuram ansiosamente novos estímulos para suas emoções.

Consequências do amadurecimento precoce dos adolescentes

As experiências de seus pais já não lhes servem e, às vezes, vivem, aos dez ou onze anos de idade, o que a geração anterior só foi conhecer aos dezoito, dezenove. Buscam muito antes do seu amadurecimento pessoal, as sensações de maior amplitude a que um ser humano pode chegar, pois quase tudo que é próprio do adolescente já está experimentado, desgostoso e vazio.
A descoberta do amor e as primeiras emoções provocadas pelo sexo oposto, que são próprias dessa fase, são como que devoradas no início da pré-adolescência ou talvez ainda no fim da infância; e então o jovem parte para o final, busca o sexo, impulsionado pelas facilidades com que consegue as coisas.
O resultado é uma geração que não vive as fases de desenvolvimento da vida afetiva em sua profundidade, com o conhecimento e o mistério que cada etapa de um namoro equilibrado pode proporcionar.

Resgatar o verdadeiro significado

Os sentimentos humanos são nossa forma de expressar quem somos e quem seremos, e estão tirando do jovem de hoje o direito de chegar a ser alguém fora dos padrões que a mídia e a indústria padronizam para seus interesses.
Banalizou-se o beijo, a castidade e diversos outros valores importantes na construção dos futuros homens e mulheres, que em breve liderarão nosso mundo. É preciso valorizar os pequenos gestos e resgatar o significado que há nos beijos e nos eventos do namoro, tornando-os rituais que fisicamente aproximam quem está cada vez mais presente no coração. Somente dessa forma é possível navegar contra a maré que quer nos arrastar para longe da maior vocação humana: o amor.
Mais do que nunca, é preciso acreditar no respeito, na verdade e no amor. Amar é simples no ser, mas requintado no servir, porque é gesto e vontade de ser melhor para alguém que fará parte da sua existência.
Namore, beije, conheça, encare a outra pessoa como um mistério a ser desvendado, aprofunde a amizade, seja parte da vida do amado e, em pouco tempo, você terá toda a confiança dele. Tenha sentimentos puros, acredite na pessoa e ajude-a a se descobrir nas mais belas aventuras interiores. Direcione sua afetividade, a capacidade de amar que há em você, para onde vale realmente a pena investir. Seja curado por seus relacionamentos e não destruído por eles. Não aceite ser vítima de si mesmo, sendo um refém do que o mundo nos impõe, ensinando o que é errado como se fosse uma virtude. Corresponda à força do amor que existe em você.
Se for para beijar, faça do seu beijo um gesto único, santo e restaurador. Pare de “ficar” por aí tornando seu beijo “mercadoria barata”. Beijar a pessoa que se tornou especial para você terá sempre o gostinho de primeiro beijo.

segunda-feira, 6 de novembro de 2017

A maior meta é a Santidade



No mundo do empreendedorismo existe um modo de realizar a integração dos trabalhadores com os objetivos da empresa que tem sido muito aplicado nos últimos anos: o sistema de metas. Obviamente que toda empresa sempre teve metas e que seria absurdo dizer que apenas há algum tempo as mesmas começaram a usar desta metodologia de trabalho. De fato.

terça-feira, 31 de outubro de 2017

A vida sexual no casamento


O casal que não se realiza na vida sexual pode passar por sérias crises e até separação

A vida sexual é fundamental para o casal. O Catecismo da Igreja diz que é o “ato próprio dos casais”. De todas as alternativas possíveis que Deus poderia ter empregado para gerar a espécie humana, Ele escolheu a relação sexual, expressão do amor conjugal. Deus quis dar ao casal humano, pelo sexo, a glória de cooperar com Ele na criação do mais belo ser deste mundo. Nenhuma outra missão é mais nobre do que esta de dar a vida a um ser humano.

segunda-feira, 16 de outubro de 2017

De onde veio a Bíblia?



O cristianismo sem a Bíblia parece inimaginável, mas o fato é que, durante os primeiros 300 anos da Igreja, a Bíblia como compilação única de todos os textos sagrados para o cristianismo não existia.
A Bíblia como a conhecemos hoje foi sendo composta num longo processo. Os líderes da Igreja primitiva estudaram numerosos manuscritos e discerniram o seu conteúdo sob a condução do Espírito Santo. O processo de estabelecimento do cânone foi diferente para o Antigo e o Novo Testamento.

domingo, 15 de outubro de 2017

Ser Sal na Terra e Luz no Mundo

Ser Sal na Terra e Luz no Mundo (Mt 5,13-14)
Por: Edson Ferreira
Quando o senhor fala que somos Sal na Terra e Luz no Mundo, estamos sendo realmente? Nossa missão como cristãos católicos é  realmente ser esse SAL na Terra e dar sabor aos que estão insossos na Fé, ser insosso na fé é estar afastado da presença de Deus, estar distante por causa dos inúmeros pecados não confessados, pelos rancores e mágoas não perdoados, uma pessoa insossa na fé é uma pessoa infeliz, pois a única felicidade que conhecemos e que nos dá pleno sabor é  Jesus.

quarta-feira, 20 de setembro de 2017

Consagrados na verdade


Por: Pe. Everton Vicente Barros
Comunidade Católica Palavra

"Consagra-os na verdade. A tua palavra é a verdade” (Jo 17, 17).

Esta famosa oração foi proferida pelo Senhor Jesus no Horto das Oliveiras pouco antes que chegassem os soldados do sumo-sacerdote, guiados por Judas Iscariotes, para leva-lo preso e dar início, assim, à Paixão de Cristo. As palavras de Jesus ao Pai, como último desejo antes da morte, se identificam na realidade com a oração oferente do sacerdote que deposita diante de Deus suas intenções ao realizar o sacrifício.

terça-feira, 19 de setembro de 2017

O segredo de Nossa Senhora da Salete

Um segredo importante foi dado pela Virgem a Mélanie, para revelá-lo anos mais tarde. Maximino assegurou que a Virgem disse algo a Mélanie, que ele não ouviu. Esse segredo, no entanto, não está incluído na aprovação dada pela Igreja à aparição, pois foi divulgado posteriormente.
O segredo somente foi publicado em sua totalidade em uma brochura, em Lecce, no ano de 1879. Ao Papa da época, Pio IX, o texto do segredo foi entregue em 18 de julho 1851.

segunda-feira, 18 de setembro de 2017

AVE MARIA!!

Maria, serva consagrada a Deus
Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo!

Neste Ano Mariano comemoramos 100 anos das aparições de Maria em Fátima, e 300 anos da descoberta da imagem de Nossa Senhora Aparecida.

domingo, 17 de setembro de 2017

Os "cristãos" que vão ficar do lado de fora do céu.

Por: Padre Gabriel Vila Verde
Não é a Bíblia que você carrega, não é o crucifixo que você usa, não é a camiseta do seu grupo que vai medir o nível da tua conduta cristã.

Você, com certeza, já ouviu esta frase: “Aceite Jesus e seja salvo”. É como se a salvação eterna fosse adquirida através de um ticket, de um ingresso. Basta aceitar Jesus e as portas do Céu já estarão abertas e enfeitadas para lhe recepcionar. Como dizia a personagem Filomena: Oh Coitaaaado…

sábado, 16 de setembro de 2017

Carta de Jesus para você!


A você, que nem sempre acredita que estou ao seu lado, que me olha e não me vê, e às vezes perde a esperança em me encontrar. 

Eu escrevo da minha cruz à sua solidão. A você, que tantas vezes olhou para mim sem me ver e me ouviu sem me escutar. 

A Cruz que nos marca.

FRASES SOBRE A CRUZ DE CRISTO 

1-A Palavra: “Porque aprouve a Deus fazer habitar nele toda a plenitude e por seu intermédio reconciliar consigo todas as criaturas, por intermédio daquele que, ao preço do próprio sangue na cruz, restabeleceu a paz a tudo quanto existe na terra e nos céus”. (Cl 1, 19-20)

terça-feira, 12 de setembro de 2017

O que é pecado no namoro?


Para os namorados, é pecado a prática da relação sexual. Tal pecado, como já vimos, tem um nome: chama-se fornicação. Mas também são pecados todos os atos que causam o desejo da fornicação. Em outras palavras, os abraços, beijos, carícias que provocam excitação são todos pecaminosos. Só isso? Não. Jesus disse, para espanto da multidão, que até o olhar libidinoso já é pecado: “Ouvistes o que foi dito: ‘Não cometerás adultério’. Eu, porém, vos digo: 

quarta-feira, 5 de julho de 2017

Se você se afastou de Deus, leia isso...

Não importa a distância que você esteja de Deus, pois Ele pode te alcançar e trazer de volta

Aquele calor que aquecia seu coração se foi. Os olhos que antes choravam ao ouvir certas canções não lacrimejam mais. Agora evita pensar em Deus e não quer ouvir nada relacionado a Ele. Não consegue mais olhar para Jesus e se sentir bem, pois quando o vê se sente mal por mais que Ele não te condene e nem julgue, mas algo em você sente um desconforto e por isso prefere se manter longe.

terça-feira, 4 de julho de 2017

Imersão

É triste ver que por vezes o nosso relacionamento com Deus não sai do lugar, é triste ver pessoas ao nosso redor que há anos não saem do lugar em termos de intimidade com Jesus; É tempo de sair do superficial.
Imersão. Você já parou para pensar nessa palavra? Imersão; é ir mais fundo, é ir além, é uma sede do coração de querer mais e não se conformar com simplesmente querer, mas sim ir atrás disso, é alcançar esse “mais” em Deus.

terça-feira, 27 de junho de 2017

“Vivemos um tempo de secreta angústia: o amor é mais falado que vivido”

Este é um retrato da sociedade atual. Depende de você querer viver assim... ou não

O sociólogo polonês Zygmunt Bauman declara que vivemos em um tempo que escorre pelas mãos, um tempo líquido em que nada é para persistir. Não há nada tão intenso que consiga permanecer e se tornar verdadeiramente necessário. Tudo é transitório. Não há a observação pausada daquilo que experimentamos, é preciso fotografar, filmar, comentar, curtir, mostrar, comprar e comparar.

quarta-feira, 12 de abril de 2017

Você é madrinha ou padrinho?

7 idéias que você tem com o seu afilhado.

É sempre um presente maravilhoso ser convidado a apadrinhar alguém, pois este é um serviço de amor. Mas será que temos claro o que isso realmente significa?

Medo da viuvez

Como podemos vencer essa insegurança que ameaça qualquer casal?
Diante do medo da morte de um ente querido, é preciso ter fé. São João diz que “esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé” (1 João 5,4). Não há outro remédio. É claro que não é bom ficarmos pensando na morte do outro;

terça-feira, 11 de abril de 2017

Confissão no Código de Direito Canônico (CDC) e Catecismo da Igreja Católica (CIC)


Vamos ver o que diz o Código de Direito Canônico(CDC)

959 – No sacramento da penitência, os fiéis que confessam seus pecados ao ministro legítimo, arrependidos e com o propósito de se emendarem, alcançam de Deus, mediante a absolvição dada pelo ministro, o perdão dos pecados cometidos após o batismo, e ao mesmo tempo se reconciliam com a Igreja, à qual ofenderam pelo pecado.

Tempo de formar Heróis


A luta contra satanás e o reino das trevas se intensifica à medida em que o tempo se torna mais breve. Pouco tempo resta, diz o livro do Apocalipse. Precisando ainda mais esta profecia disse a Santíssima Virgem à Lúcia de Fátima: “Estou reunindo meu exército para a derradeira batalha com satanás…”

Por causa do pecado somos quase cegos

Queridos irmãos e irmãs!

No centro do Evangelho encontram-se Jesus e um cego de nascença (cf. Jo 9, 1-41). Cristo restitui-lhe a vista e realiza este milagre com uma espécie de rito simbólico: primeiro mistura a terra com a saliva, em seguida aplica-a sobre os olhos do cego; depois diz- lhe para se ir lavar no tanque de Siloé. O homem vai, lava-se e readquire a visão. Era cego desde o nascimento.

segunda-feira, 10 de abril de 2017

Métodos naturais x mentalidade contraceptivos

Métodos naturais não podem ser usados como medidas contraceptivas.

Indicamos muito esse belo artigo do Padre Daniel Pinheiro sobre métodos naturais e a moral católica. Copiamos um breve trecho abaixo: 

"(...) O que falar do chamado método natural? O método natural é aquele em que o casal realiza naturalmente o ato conjugal, mas o faz somente nos dias inférteis da mulher.

5 maneiras de se conectar com Deus


5 maneiras de se conectar com Deus em meio à agitação da vida moderna.
 
Hoje em dia, ser jovem, ocupada e ainda cheia de fé não é nada fácil. Mas uma blogueira americana ensina como conseguir isso

Uma história que encontramos vez ou outra em filmes, outdoors, livros e discursos inspiradores: Concilie tudo e você pode ter tudo. A mulher moderna é uma máquina multitarefa.

sexta-feira, 7 de abril de 2017

Silêncio arma contra o pecado

Por: Edson Ferreira
Santa Faustina em seu diário escreve “Deus não se comunica a uma alma tagarela”.

O silêncio que é muito usado pelos monges e freiras como métodos de pureza do coração, e de limpeza dos sentimentos interiores. Muitos de nós não pensamos na virtude do silêncio como uma tremenda arma contra o pecado, “ele serve para evitar os muitos pecados que todos os dias nós cometemos”(As Exigências do Silêncio).

quinta-feira, 6 de abril de 2017

Realizar os sonhos de Deus


Às vezes a gente vai levando a vida e nem sabe para onde está indo, onde queremos chegar ou o que estamos fazendo. Isso acontece com todo mundo em algum momento, são pontos de virada, pontos onde ou encontramos nosso rumo ou nos perdemos mais ainda. Ninguém gosta de se sentir perdido. É extremamente incômodo para nós não ter controle das nossas vidas, muitas vezes pela nossa própria arrogância de acharmos que temos controle sobre alguma coisa.

terça-feira, 21 de março de 2017

Tolkien: de anglicano a católico fervoroso


Nascido 03 de janeiro de 1892 , na África do Sul , John Ronald Reuel Tolkien é mais conhecido como o autor dos romances de fantasia “O Senhor dos Anéis” (1954-1955) e “Hobbit” (1937), no qual ele criou um mundo com uma nova linguagem, personagens estranhos e uma cultura imaginada. Ele se converteu ao catolicismo em 1900. Educado em Oxford , Tolkien finalmente retorno à universidade como professor de Inglês especializado em Antigo e Médio Inglês. Casou-se com Edith Bratt , depois que ela se converteu ao catolicismo. Eles tiveram quatro filhos. Tolkien morreu em 2 de setembro de 1973.

quarta-feira, 15 de março de 2017

Confiar e Caminhar



Engana-se quem acha que a santidade é algo que depende somente da nossa força de vontade e do nosso esforço para ser alcançada, que se trata simplesmente de deixar de fazer coisas erradas e pronto, estou vivendo a santidade. Antes de tudo, a santidade é a nossa vocação maior. Quer dizer que somos chamados a corresponder os sonhos de Deus enquanto O buscamos com plena abertura de coração e nos convertendo diariamente.

quarta-feira, 8 de março de 2017

O outro é um dom.



O tempo da Quaresma é um momento privilegiado de conversão e mudança de vida para todos os cristãos. Toda a Igreja se une neste tempo para caminhar junta na esperança de chegar a uma mais intensa vida de santidade de seus tão numerosos filhos. Cada um de nós deve empenhar-se neste projeto comum de transformação espiritual, para que nossa vida seja sempre mais uma oferta agradável a Deus que suba ao trono divino junto com as orações de todos os santos (cf. Ap 8, 4). Nosso objetivo é nobre e simples ao mesmo tempo, pois além da bondade natural que possuímos, dada por Deus na criação, também contam

terça-feira, 7 de março de 2017

Católicos Não "Ficam", Namoram e casam.


Por; Edson Ferreira
Estamos vivendo em um mundo tão imoral, onde a cultura do descartável é tão normal quanto ir ao banheiro. Vemos tantos jovens e adultos que são tão afetados e traumatizados em sua afetividade por causa de outras pessoas tão afetadas quanto elas mesmas.

quarta-feira, 1 de março de 2017

Quarta Feira de Cinzas


Hoje a Igreja celebra a Quarta-feira de Cinzas, dando início à Quaresma, tempo de preparação para a Páscoa. Recordamos algumas coisas essenciais que todo católico precisa saber para poder viver intensamente este tempo.

1. O que é a Quarta-feira de Cinzas?

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Importância de reler o Tratado da verdadeira Devoção

É importante a releitura do Tratado da verdadeira Devoção a Santíssima Virgem.


Quero por meio desse artigo alertar para algo muito importante aos Consagrados à Jesus por meio de Maria através do Método de São Luis Maria Grignon de Monfort.


Trata-se da releitura do Tratado.


Bem sabemos que é premissa a leitura do Tratado da Verdadeira Devocação à Santíssima Virgem(TVDSV) para quem vai se consagrar a Ela por meio do método de S.Luis, mas também sabemos que essa leitura muitas vezes é feita de forma rasa e superficial, já que muitos tem se consagrado sem ao menos mergulhar no mistério dessa leitura, sobretudo na seriedade que é a vivência dessa consagração.

O que mandais fazer de mim?




Vontade própria. Eis uma dos maiores tesouros que guardamos conosco. Dificilmente algo nos é tão caro e precioso quanto a possibilidade de decidir por nós mesmos o que fazer, quando fazer, como fazer e quando deixar de fazer. Isso porque o poder de decisão é sempre algo muito cobiçado, seja em nossa vida particular, seja em ambientes comuns, quais aquele corporativo, o qual estimula os empregados a irem além em suas competências com o intuito de crescer na cadeia empresarial e conseguir cargos de chefia. 

Mas diante de tal realidade uma pergunta surge quase que naturalmente: para que? Isso mesmo, para que tornar-se chefe? Para que comandar? O que existe de tão fascinante no poder que atrai tantos e consegue impulsionar tantos em sua busca, quase como se não houvesse mais nada o que desejar e almejar?

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

A revolução Sexual e a Amizade

Como a Revolução Sexual está arruinando as amizades



O panorama cultural de nosso século XXI está repleto de vítimas da Revolução Sexual, ainda que você tenha escutado exclusivamente suas armas propagandistas, a mídia e a academia, e provavelmente pense que todo o experimento tenha sido uma maravilha. A terra dos "não-homens", como resultado da "guerra dos sexos", está coberta com dúzias de novas doenças sexualmente transmissíveis, cérebros saturados com o crescimento da pornografia, casamentos desfeitos e futuros aniquilados.

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Dia mundial da vida consagrada

Cardeal Aviz fala aos consagrados no Dia da Vida Consagrada: "Que não falte a esperança e a coragem.



A Igreja celebra nesta quinta-feira, 2, o Dia Mundial da Vida Consagrada. Na ocasião, o prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, Cardeal João Braz de Aviz, destaca que o desafio dos consagrados é fazer-se pequeno diante do outro, por isso ele pede que não falte a esperança e a coragem.

terça-feira, 31 de janeiro de 2017

São João Bosco


Dom Bosco, criador dos oratórios; catequeses e orientações profissionais, era exemplo para os jovens.

Nasceu perto de Turim, na Itália, em 1815. Muito cedo conheceu o que significava a palavra sofrimento, pois perdeu o pai tendo apenas 2 anos. Sofreu incompreensões por causa de um irmão muito violento que teve. Dom Bosco quis ser sacerdote, mas sua mãe o alertava: “Se você quer ser padre para ser rico, eu não vou visitá-lo, porque nasci na pobreza e quero morrer nela”.

segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Consagrados: Amados e eleitos de Deus



Escolher é uma das mais usuais ações que realizamos todos os dias. Sempre que alguém faz uma escolha, significa que, ao escolher uma das opções que se lhe é apresentada, contemporaneamente, renuncia às demais possibilidades, afim de poder possuir o objeto de sua eleição.

terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Discípulo gera discípulo

Vocês já ouviram falar sobre ser discípulo e “gerar” discípulo? Em não apenas vir para Cristo, mas frutificar em Cristo. A palavra de Deus diz isso no evangelho de São Mateus.

“Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.” (Mateus 28:19,20)

Namoro sem sexo - Tiba e Déia

quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Redes sociais X Cristãos

Estar nas redes sociais e ser cristão
Por: Edson Ferreira
Vemos hoje uma sociedade “presa” aos aos smartphones e a suas redes sociais, usando a internet para todos os fins possíveis.
De um lado tem os fins errados, como exposição do corpo, pornografia e fofocas e claro usado para crimes. A internet pode ser ou não um meio de mão dupla, usada para o bem ou o mau, como cristãos devemos usar ela para o bem.

terça-feira, 17 de janeiro de 2017

O amor de Deus

A imensidão do amor de Deus

Porque Deus amou de tal modo o mundo, que lhe deu seu filho Unigênito, para que todo o que crê nele, não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo 3,16).
A causa de todos os nossos bens é o Senhor e o amor divino. Amar, propriamente, é querer o bem a alguém. Portanto, por ser a vontade de Deus causa das coisas, e porque Ele nos ama, sobrevém-nos o bem.

sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

Pai Nosso na missa

Pai Nosso na missa: de mãos dadas?

Pe. Henry Vargas Holguín
A prática de dar as mãos na hora de rezar o Pai-Nosso vem do mundo protestante. A razão é que os protestantes, ao não ter a presença real de Cristo, ou seja, ao não ter uma comunhão real e válida que os uma entre si e com Deus, apelam ao gesto de dar as mãos uns aos outros como momento de comunhão na oração comunitária.
Nós, na missa, temos dois momentos de maior importância: a consagração e a comunhão.

quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Sua vida é hoje


Nossa vida é um dia que não será repetido. Na missa celebrada quinta-feira na Casa Santa Marta do Vaticano, o Papa Francisco pediu para não ter o coração endurecido, sem fé, mas aberto ao Senhor. Em nossos corações é jogado, de fato, hoje.

"Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração." Papa partiu desta citação da Epístola aos Hebreus, contida na primeira leitura da Missa de hoje e baseou sua homilia sobre estas duas palavras: "hoje" e "coração".

quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

Namorar sem sexo?


Por: Anderson Carlos Bezerra
O problema do namoro sem sexo, para os que não vivem a castidade, não é nem o "namorar sem prazer". Podem até achar que é, mas, na verdade, o problema é maior.
Quando se namora sem sexo, você na realidade namora com a pessoa pelo que a pessoa é, não pelo prazer que ela pode lhe proporcionar. Você namora com alguém porque ama, e não porque tem em tal pessoa uma dependência que faz da mesma um objeto que te satisfaz.

Porque Magos do Oriente?


O Nome de Magos é uma palavra persa e significava Sábio e com certeza eram "sacerdotes persas", pois no Zoroastrismo havia a profecia que Uma Virgem conceberia e daria a Luz ao Messias. Quando Cristo nasceu os povos Partos estavam na Pérsia e somente eles usavam Calças. Os Magos podem ser originários destes povos que usavam Calças (Magii) o que era uma novidade em Jerusalém e usavam gorros de Sábios (frígios).

terça-feira, 3 de janeiro de 2017

Orar Juntos Para Namorar é Certo?

NÃO ORE PARA NAMORAR
Texto: Ana Paula P e Jordana Xavier.

Se você é cristão, talvez o termo “orando juntos” soe familiar, mas se você não é, bem, deixe eu tentar te explicar: este é o status que duas pessoas assumem quando elas se gostam e decidem ouvir a opinião de Deus a respeito do assunto – orando juntas. Até aí parece que está tudo bem, orar não é o problema (na verdade é a solução!). O que me ocorre é que essa prática vem sido aplicada de forma equivocada, parece que a oração está entrando em campo aos quarenta e cinco minutos do segundo tempo. 

Postagem em destaque

A Vocação Sacerdotal: Chamado de Amor e Serviço

A vocação sacerdotal é uma das mais sublimes expressões do amor de Deus pela humanidade. É um chamado divino que ressoa no coração de homen...