terça-feira, 15 de novembro de 2016

Oração x Estudo

Vida de oração x vida de estudo, como lidar?

Existe um grande número de pessoas que estuda para ter um bom emprego e trabalha para pagar os estudos, e muitas vezes não se tem tempo para nada. Fins de semana usa pra estudar, na semana tem trabalho pra entregar, seminário pra apresentar e ainda colocar a matéria em dia, e aí acaba acontecendo que deixa o nosso Senhor de lado, não porque quer, mas porque não dá.



Mas eu digo a você que dá sim! “Mas eu trabalho, acordo cedo e durmo tarde todo dia. Preciso tirar notas boas, como vou fazer isso?” Bom, eu não sei. Não sei como você vai organizar sua rotina, mas uma coisa que você não pode fazer é deixar Jesus te esperando. Deus é o mesmo hoje e sempre, a perfeição que atravessa todos os séculos, nós é que somos filhos inconstantes e sempre estamos caindo. Ele sabe muito bem disso e não fica nos cobrando toda hora, mas ao mesmo tempo, Ele sente nossa falta.

Tirar um tempo para conversar com Deus é muito difícil. As vozes do mundo são uma distração, e são incalculáveis as vezes que pensamos  “Hoje,vou deixar tudo para lá e dedicar um momento para Jesus”, mas aí ao mesmo tempo você se lembra que tem exercícios para entregar no dia seguinte, lembra também que sua leitura no livro que o professor pediu está atrasada, lembra que vai passar um filme muito legal na televisão e você precisa assistir. E aí, esse momento com Ele acaba não acontecendo, você fica com o coração angustiado, mas nada faz para mudar isso. Sabe que no dia seguinte vai ser um novo dia, uma nova luta e Deus vai estar te esperando novamente.

Eu não sei te dar a solução para esse problema, mas eu posso te ajudar com algumas dicas. Depois de muito apanhar, eu aprendi algumas formas de tornar a minha vida de oração um pouco mais flexível aos meus horários. Deixei momentos de estudo para rezar, mas também deixei de ir a alguns retiros da Igreja para estudar. Saiba organizar sua rotina, veja suas prioridades e todos os momentos que estiver disponível, reze. Reze ao acordar, reze no transporte público, reze antes de comer, reze ao entrar na sala de aula… Apenas reze. Faça do seu dia sua oração, apresente suas realidades a Deus, fale como você se sente verdadeiramente e o seu coração vai se voltar a Deus sem você perceber.  Já dizia São Gregório "Devemos lembrar-nos de Deus com mais frequência do que respiramos”. Uma dica muito boa é você listar suas tarefas, e ao decorrer do dia indo realizando-as e riscando-as, assim quando chegar ao fim você irá ter aquela sensação de dever cumprido. Tente também dedicar ao menos 20 minutos para ter uma oração com a palavra de Deus, contemplar um versículo bíblico e ouvir atentamente a aquilo que Jesus quer te falar. Organize um cantinho de contemplação com uma imagem, uma vela acesa, e na sua oração olhe para aquele lugar, sem buscar muitas distrações. Novenas também ajudam a escutar a voz do coração de Cristo. Saiba que as batalhas são cotidianas, todos os momentos o inimigo vai te tentar, porque afinal de contas ele não quer que você obedeça a Deus. Faça jejuns e avise seu corpo que quem manda nele é Cristo e não adianta ele ficar com preguicinha, porque a graça de Deus é maior que tudo e todos. Viva com a certeza de que as coisas do mundo têm um limite para acabar, ao contrário das coisas do céu que são para sempre.

Caiu? Levanta! Deus te chama pelo nome. Renove o seu sim e recomece todos os dias sua historia de amor com Ele.
http://www.jovenssarados.com/vida-de-oracao-x-vida-de-estudante-como-lidar/

Nenhum comentário:

Postar um comentário